5 S Qualidade

Seiri - Utilização

Quando tratamos de utilização, temos que ter em mente, utilizar somente o necessário. Pois quando temos muito mais do que necessitamos perdemos espaço e consequentemente geramos desperdícios que comprometem a produtividade. Às vezes acumulamos certas coisas que pensamos um dia utilizar e esse dia nunca chega, desta forma acabamos por comprometer a utilização dos recursos de forma coerente e consciente.


Seiton - Organização

Definido e implementado a melhor forma de utilizar os recursos, notaremos que por consequência do ato de bem utilizar estaremos concomitantemente proporcionado a organização do ambiente. O ato de organizar é definir onde cada coisa deve ficar, criando um padrão para racionalização, demarcação e definição de bens, insumos, ferramentas e como os mesmos devem ser organizados. O Senso da Organização confere às pessoas envolvidas uma melhor qualidade de vida, possibilitando que as mesmas possam ter acesso ao que necessário para o bom desempenho de suas tarefas.


Seiso - Limpeza

Limpeza é muito importante para que um ambiente se torne agradável e produtivo, esse senso deve ser adotado por todos, de forma que cada um deve zelar pelo seu ambiente de trabalho, deixando-o sempre limpo e organizado.


Seiketsu - Padronização.

Somente a partir do senso de PADRONIZAÇÃO que é possível ter uma conduta de melhoria contínua. Pois padronizar nada mais é que instituir um referencial para que a partir dele busquemos melhorar a cada dia. Quando a padronização está implantada ela nos permite inclusive localizar e ter acesso de forma lógica àquilo que necessitamos.


Shitsuke - Disciplina

Este último senso é talvez o mais desafiador, pois cria um propósito de colocar em prática e de forma continuada todos os outros sensos, garantido assim a implementação e o resultado final desta importante ferramenta.

Para isso é importante que auditorias regulares sejam feitas nos diversos departamentos estabelecendo um método de pontuação de forma a aferir o bom andamento do sistema 5S. Faz-se portanto necessário o preenchimento de formulários de avaliações de cada um dos sensos, pontuando assim, os pontos fortes e fracos de cada envolvido no processo e estimulando seu desenvolvimento até que se chegue à um patamar de excelência na implementação de todos os sensos. Este processo pode ser demorado e as auditorias devem ser recorrentes, se fazendo necessários em certos casos auditorias surpresas até que os envolvidos conduzam as boas práticas dos 5 SENSOS de forma natural e habitual.